Flavia Paluello

Agilidade e marketing! O que é necessário?

Agilidade e marketing: uma combinação vencedora para o seu cliente e a sua equipa!

O que requer?

É importante salientar que cada implementação de marketing ágil varia muito de uma equipa para outra e de uma empresa para outra e requer muito esforço e dedicação.

No entanto, as equipas que implementam com sucesso a metodologia Ágil no marketing partilham frequentemente algumas características:

  • Mudança de mentalidade: Os membros de uma equipa ágil trabalham e colaboram de uma forma muito diferente e demonstram: respeito, apoio, ajuda, são movidos por um objetivo e propósito comuns, trabalham entre ciclos de melhoria e aprendizagem, aceitam o insucesso como oportunidade de aprendizagem, apresentam orgulho de pertença, têm foco na entrega de valor, capacidade de adaptação à mudança, obsessão em conhecer o seu cliente. Estas equipas tornam-se equipas de alto desempenho, que por sua vez são obcecadas em trazer valor aos seus clientes.


  • Compromisso com o Manifesto de Marketing Agile: os valores e princípios subjacentes  que orientam a tomada de decisões importantes estão altamente integrados pelas equipas ágeis.


  • Experimentação, iteração e desenvolvimento incremental: Um ambiente ágil não concebe planos rígidos e a longo prazo. Em vez disso, as equipas ágeis trabalham com muitas pequenas experiências que são frequentemente lançadas. Graças ao feedback recebido do cliente, a equipa retifica ou adapta os resultados destas experiências à sua próxima iteração.


  • Trabalho em equipa e colaboração: Numa equipa ágil, os membros da equipa estão sempre à procura de formas de unir esforços para fazer um melhor trabalho de uma forma mais eficiente. Estão sempre dispostos a ajudar um parceiro que possa encontrar uma dificuldade. A equipa alcança em conjunto os objetivos que estabeleceu.


  • Liderança "de serviço": Num departamento de marketing ágil, não existe a figura do gestor/diretor que tem a resposta para todos os problemas ou questões da equipa. Há líderes que se concentram em ajudar a equipa a ter sucesso, e não em apresentar números a qualquer preço.

  • Marketing baseado em dados: Tal como os cientistas que usam o empirismo para confirmar as suas hipóteses ou decisões, as equipas de marketing ágeis confiam nos dados que têm vindo a recolher para orientar os seus esforços e decisões. É a única forma de tomarem decisões e confirmarem que as suas experiências são bem sucedidas. Confiam em provas empíricas para tomar decisões.


Se quiser descobrir mais sobre a Agilidade aplicada ao Marketing, contacte-nos!
Thank you!
Created with