Flavia Paluello

Como os departamentos devem colaborar seguindo o método ágil sem silos e hierarquias?

Muitas vezes, as estruturas organizacionais das empresas impedem a implementação da metodologia ágil. No entanto, a quebra de silos e hierarquias incentiva a colaboração e incentiva a inovação.  

Neste sentido, recorrer a um treinador/coach que ofereça formação para aplicar a Metodologia Ágil numa equipa ou departamento de marketing é um investimento extremamente rentável.

Colaborar numa equipa focada no cliente

Uma metodologia Ágil promove a colaboração entre as equipas e seus membros com o foco no cliente. Lyssa Adkins, coach, autora e especialista neste tema, fala sobre o conceito de colaboração entre pares.

A colaboração traz valor acrescentado às equipas e à organização empresarial como um todo.

De acordo com a autora, um treinador/coach deve dar o exemplo com as suas atitudes.Desta forma, encoraja a colaboração.

Ela distingue-o da cooperação, que é a soma das interações entre indivíduos. No caso da colaboração, temos a soma da cooperação mais a emergência.

De acordo com ela, estes ingredientes são necessários à inovação.

Lyssa argumenta que é preciso aprender a colaborar. Para o fazer, podemos utilizar fórmulas como jogos, partilhas, pedidos de desculpas e, principalmente, saber quando ficar calado ou procurar consenso.

Trata-se também de ser honesto ao dizer as coisas como se pensa, mas de uma forma respeitosa e não crítica.

É igualmente importante ter uma atitude aberta, sem se sentir ameaçado por posições diferentes. Também não deve ser defensivo face a outras abordagens.

É necessário procurar soluções em vez de procurar responsabilidades ou culpas.

Além disso, estar ciente tanto do curto como do longo prazo, dando e recebendo feedback. Outras recomendações para uma boa colaboração incluem uma escuta ativa e um abordagem direta ao discurso.

Fases de colaboração

De acordo com a especialista, a colaboração requer a passagem por várias fases. Deve começar com uma boa cooperação para encorajar os membros da equipa a realizar tarefas que não sejam a sua especialidade.

O objetivo é ajudarem-se uns aos outros.

Por outro lado, o treinador/coach deve encorajar a discussão de questões que normalmente estão escondidas.

Verbalise que precisa de ajuda ou que tem menos carga de trabalho num determinado período.

Isto faz com que o grupo note um relaxamento e mais liberdade para falar uns com os outros.

A seguir, encoraje o processo de geração de ideias. Este deve ser também um processo de colaboração, com a participação de todos em equilíbrio. 

Finalmente, é importante garantir que todos se sintam ouvidos ou que todos concordem em alguma coisa.

Paralelamente, deve deixar as que as ideias evoluam e ter em conta a visão e as propostas de todos. Desta forma, elas crescem e tornam-se melhores.

Benefícios da quebra de silos e hierarquias

Este conceito de colaboração só pode ser realizado se os silos e as hierarquias deixarem de ser a norma.

Quebrar essa mentalidade das barreiras de comunicação ajuda a criar confiança entre as equipas e constrói um impulso para o crescimento e rentabilidade sustentada.

Os seus principais benefícios são:

  • Encoraja a colaboração.
  • Reduz o trabalho duplicado.
  • Melhora a retenção de conhecimento.
  • Facilita a produtividade contínua.

Formas de quebrar silos e hierarquias

  • Fomentar uma visão unificada. É bastante comum para as equipas de vendas, marketing e atendimento ao cliente definir objetivos que beneficiem os seus respetivos departamentos. Ao mesmo tempo, esses objetivos por vezes colidem com os das outras equipas. A mentalidade do silo começa no nível de gestão. Por conseguinte, cabe à administração e à direção cooperar e encontrar formas de combater este problema. Com uma visão unificada, constrói-se confiança entre as equipas e facilita-se a realização de objetivos globais.

  • Use ferramentas de gestão de projetos. Com ferramentas de colaboração digital, pode juntar equipas remotas e fomentar a comunicação e fluxos de trabalho. Entre estas soluções estão plataformas de gestão de projetos - preferencialmente uma com funcionalidades de chat e comentários.

  • Melhorar a socialização e a cooperação no local de trabalho. Este objetivo é alcançado com reuniões regulares. Assim os colaboradores podem conhecer membros de outras equipas. Há também a possibilidade de organizar eventos da empresa fora do horário de trabalho. Em geral, estes devem estar focados no lazer ou, pelo menos, ter um ambiente mais descontraído do que o do trabalho diário.

  • Definir responsabilidades partilhadas e objetivos comuns. Ao definir responsabilidades partilhadas, afastamo-nos da mentalidade do silo e podemos juntar as equipas em vez de as dividir. Por exemplo, uma empresa pode associar as responsabilidades do departamento de TI com as de outras áreas para garantir uma utilização mais eficiente dos sistemas de tecnologia interna.
Quebrar hierarquias e a mentalidade do silo é uma premissa básica da metodologia Ágil que deve ser aplicada ao marketing.

Se deseja coaching ou formação com certificação para aplicar estes princípios e valores à sua empresa, não hesite em pedir-nos mais informações. Estamos à sua espera!
Thank you!
Created with