Flavia Paluello

Como pode a metodologia ágil melhorar a eficiência de uma equipa de marketing?

O aumento da eficiência é um objetivo primordial definido pelas equipas de marketing.

Para fazer mais trabalho em menos tempo, existem soluções que oferecem resultados desde o primeiro dia.

Num contexto de grande complexidade e ritmo acelerado, a adoção de uma metodologia ágil é uma das chaves para o sucesso.

Benefícios da adoção da metodologia Ágil

A agilidade não só contribui para aumentar a motivação da equipa, como também reforça a coesão e o compromisso.

Também possibilita uma maior visão sobre os projetos e aumenta a confiança no líder, dinamismo e flexibilidade.

Assim, se quiser aplicar o segredo de eficiência nos seus planos de marketing, a agilidade é a resposta.

Abaixo destacamos os seus principais benefícios.

Motivação e colaboração das equipas

A falta de motivação é um grande problema no ambiente de trabalho. O domínio do marketing não está isento dele. As razões residem frequentemente na microgestão e na baixa confiança dos trabalhadores nos líderes intermédios.

Outras causas são a falta de visão sobre os projetos, o tédio, a rigidez dos processos ou as baixas expectativas de crescimento e projeção profissional. A estes juntam-se a falta de reconhecimento ou recompensa, má comunicação ou tempo gasto em trabalho sem sentido.

Por este ângulo, a metodologia ágil contribui para motivar a equipa e para colocar o foco no cliente, produtividade e colaboração. Apostar em novas formas de trabalhar, focadas em oferecer valor e resultados, rápida e frequentemente, para além da perfeição esperada. Defende também equipas multidisciplinares e para a aprendizagem através de ensaios e dados, em vez de através de opiniões e convenções.

Produtividade

Quer seja um B2B ou um B2C, as suas campanhas de marketing são a chave para a retenção e vendas de clientes.

No entanto, à medida que os processos se tornam mais complexos e os canais de execução mais variados, a adaptação à mudança e o ganho de produtividade tornam-se mais difíceis.

O marketing ágil pode aumentar o nível de motivação e envolvimento da equipa, ao mesmo tempo que melhora a produtividade.

Isto é conseguido com transparência nos processos, na comunicação e no tratamento dos dados dentro da equipa. Esta metodologia também ajuda a perder o medo de experimentar novas soluções com o objetivo de fortalecer alternativas diferenciais.

Com esta forma de trabalhar, a equipa é uma peça central. Prevalece sobre as hierarquias e procura responder eficientemente à mudança, em vez de seguir um plano estático.

Qualidade dos resultados

O marketing ágil proporciona uma visão global e partilhada dos projetos e, em seguida, divide-os em pequenas partes. Diariamente, a equipa troca informações para coordenar, avançar, manter a fluidez e garantir o cumprimento dos prazos.

A rastreabilidade é um fator essencial e devemos elaborar listas de tarefas a fazer para garantir que nenhuma fique sem resposta. Assim, algumas equipas recorrem a um tabuleiro placa kanban para agilizar o fluxo de trabalho.

Esta ferramenta de visualização baseia-se na utilização de posts-its coloridos num tabuleiro com colunas classificadas de acordo com um estado específico dentro do processo de produção.

Com isto, a situação do projeto, o progresso e os problemas que exigem uma solução colaborativa são sempre conhecidos. Isto evita sobrecarga de trabalho e gradualmente doses tarefas.
Esta metodologia, que requer uma equipa proativa disposta a fazer pequenos avanços todos os dias, causa uma maior qualidade de colaboração e o resultado do trabalho.

Deteção de problema

Um aspeto central dos princípios ágeis é a comunicação constante e frequente sobre cada passo dos processos.

Todos os membros da equipa trocam informações para detetar e resolver problemas ou potenciais problemas mais rapidamente.

A resolução de problemas é um esforço de grupo destinado a acelerar o ritmo e equilibrar a carga de trabalho. Isto, por sua vez, tem repercussões positivas nos níveis globais de motivação.

Inovação

Graças a esta forma de trabalhar, a equipa encontra soluções inovadoras sem medo de cometer erros.

Quando há esforços e contribuição comum para um único objetivo, toda a equipa está mais motivada e satisfeita.

Da mesma forma, todos são claros sobre o objetivo do projeto e isso resulta em algo ainda mais valioso: conhecimento e pensamento inovador em torno de obstáculos.

O desenvolvimento ágil também ajuda os membros da equipa a melhorar as suas habilidades e conhecimentos aprendendo uns com os outros.
Produtividade focada, equipas mais felizes, inovação, aprendizagem partilhada...Há alguma coisa que não lhe pareça positiva sobre o Agile?
Se pretender melhorar a eficiência da sua equipa, contacte-nos.
Thank you!
Created with